segunda-feira, 17 de março de 2014

Introdução à Variáveis

Para que saibamos do que se trata uma variável, necessitamos saber de algumas coisas:
  1. A partir de agora será quase que impossível ter um programa sem variáveis, isso porque variável, de uma maneira breve, e ainda, equívoca, armazena valores que o usuário ou o próprio programador utilizará.
  2. Vejamos um exemplo breve e muito comum: como um usuário qualquer consegue abrir um e-mail, digitando e-mail e senha, sem armazenar essas informações em algum local? Para isso, necessitamos de uma variável.
Variáveis, agora, de uma maneira complexa, se trata do "apelido" cedido ao espaço da memória ram que armazenará uma informação qualquer. Vejamos a imagem:
Agora, para pôr nosso conhecimento em prática, devemos ter noção de types... Type (ou tipo) é o tipo de dado com o qual estamos trabalhando. Os principais types são:
String = Seriam os textos... Estes textos devem ser postos entre aspas (duplas ou simples), para que a linguagem possa compreender que o que estamos digitando seja realmente texto.
Int = Seriam os inteiros... Estes inteiros, assim como na matemática, podem ser negativos e positivos, e nem decimais. (Não necessita de aspas).
Float = Seriam os decimais... Estes decimais podem ser positivos, negativos, e com vírgulas (contendo décimos, originando o nome decimais). (Não necessita de aspas).
Agora, vamos saber que, para atribuir um dado para a memória, temos que especificar o dado, e temos que especificar a variável, isto é, o apelido (que é a identidade) do espaço da memória onde desejamos armazenar tal dado. Para que armazenemos, ainda, temos que obter o seguinte sinal: =
OBS: Não confunda esse sinal com IGUALDADE, em python, igualdade é representado por ==, que veremos a frente.
Vamos então utilizar o nosso conhecimento em python? Veja um exemplo:
nome = 'João'
Simples, não? Com isso, atribuimos a string João para o espaço da memória nomeada como nome. Vejamos mais exemplos:
nome = "Gustavo"
idade = 20
altura = 1.6
nome = "Farias"
idade = 10
altura = 1.75
Note que utilizamos duas vezes cada variável. A partir do momento que redeclaramos uma variável ela perde o seu antigo valor e ganha o novo.
Mas será que não é possível mostrar o valor dessas variáveis para o usuário? Claro que sim! Vejamos dois modos de imprimir variáveis:
print("O nome dele é %s" %(nome))
print("O nome dele é",nome)
print("A idade dele é %i" %(idade))
print("A idade dele é",idade)
print("A altura dele é %f" %(altura))
print("A altura dele é",altura)
Note que para cada ocasião temos dois modos de imprimir variáveis e o resultado é o mesmo. E note ainda a presença de termos novos para nós: %s, %i, %f... O símbolo %, quando dentro do que será impresso, espera o tipo da variável para imprimir (logo, se queremos imprimir na tela o símbolo %, temos que digitar tal símbolo duas vezes). O 's', o 'i', e o 'f' não é tão novo para nós, já que vimos a não muito tempo. O 's' representa a primeira letra do tipo String. O 'i' representa a primeira letra do tipo Int e o 'f' representa a primeira letra do tipo Float.
Fora da área que será impressa, o símbolo % espera o nome das variáveis que deve está entre parentesis em seguida, conforme foi mostrado durante os exemplos.
Note, ainda, que no segundo caso, de como imprimir a variável, apenas fechamos aspas, ao acabar o bloco que será impresso, e separamos com vírgula o nome da variável da área a ser impressa. Em primeira vista, esse modo parece melhor e mais eficiente, mas logo você verá que nem sempre esse é o melhor método de imprimir uma variável.
Agora podemos nos deparar com uma situação: se, por acaso, temos um número de casas infinitas para imprimir? Temos que imprimir todas? Claro que não! Python e outras linguagens de programação, nos permite que possamos escolher quantas casas decimais será impressa em um float. Para isso, basta que coloquemos entre o símbolo % e a letra f quantas casas decimais queremos, seguindo um ponto. Veja o exemplo:
pi = 3.1415
print("%.2f" %(pi))
Perceba ainda que em python, na separação da parte inteira e decimal de um número, não existe vírgula, mas sim um ponto. Isso porque python é uma linguagem estadunidensse, em que a separação entre a parte inteira e decimal de um número é feita com um ponto. Portanto, cuidado na hora de programar e digitar um número decimal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário